O seguintes benefícios foram observados ou relatados, como propriedades ou atividades do Aloe Vera, quando utilizado internamente (como bebida) ou aplicado externamente sobre a pele ou cabelo:
- É um limpador natural devido à presença de saponinas.
- Penetra no tecido devido ao seu conteúdo de lignina.
- Anestesia o tecido na área sobre a qual é aplicado, aliviando a dor profundamente, abaixo da superfície, incluindo dores associadas a juntas e músculos inflamados.
- Bactericida quando em alta concentração e por várias horas em contato direto com a bactéria, enquanto que os antibióticos matam bactérias mesmo altamente diluídos.
- Pode reduzir sangramentos.
- É viricida e fungicida, quando em contato direto, com alta concentração e por um Longo período de tempo.
- É antipirético, reduzindo o calor da febre causada por úlcera.
- É antiinflamatório.
- Atua como um asteróide, mas sem efeitos colaterais.
- Acaba com coceiras e ardência.
- É umedecedor natural, levando umidade a todas as camadas da pele.
- Estimula a divisão celular.
- As enzimas proteolíticas quebram os tecidos mortos, limpando a ferida.
- Ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na pele, através da dilatação dos capilares.
- Dá saúde à pele e ao corpo, fornecendo uma ampla variedade de vitaminas, minerais, açúcares, enzimas e aminoácidos, essenciais e secundários.
Segurança - cada uma das propriedades acima pode ser alcançada com um ou mais tipos de droga (medicamentos).
Normalmente elas são caras e têm inúmeros efeitos colaterais.
O Aloe Vera, em alta concentração, pode produzir os mesmos resultados, porém sem efeitos colaterais.
- Aloe Vera Barbadensis Miller, também conhecida como Linne,Vulgaris, ou Curaçau, ou Aloe Vera Perryi Baker, ou Socotrina ou Zanzibar;
- Aloe Vera Ferox ou Cape Aloe (é uma árvore);
- Aloe Vera Saponária ou Arborensis, muito usada no Japão, para cosméticos.
De acordo com inúmeras pesquisas, a ALOE que tem o maior teor medicamentoso é a Barbadensis Miller, que é chamada de "a verdadeira Aloe" e que possui a maior quantidade de gel.
Para ser usada como suplemento nutricional, na forma de SUCO (uso interno), os estudos se restringem a duas espécies: Barbadensis Miller e Arborensis.
As pesquisas realizadas sobre o uso da ALOE VERA, em geral, concluem:
- Uso interno e externo, com ressalvas para o tipo Arborensis, quando ingerida.
- Sem efeitos colaterais, para uso interno, quando usada SEM A CASCA e uso externo sem problemas (com ou sem casca), para o tipo Barbadensis Miller.
O LOCAL DAS PLANTAÇÕES é outro fator de grande peso para se ter um produto bom e confiável:
- O tipo de solo onde está plantada a Aloe, já foi utilizado para outra cultura agrícola? Como era tratado (com agrotóxicos, pesticidas, herbicidas)?
- Na atual plantação, qual o nível de toxinas a que estão expostas as plantas? Existem plantações próximas, onde se faz uso de agrotóxicos? Esses produtos atingem as plantações de ALOE pelo lençol freático ou pelo vento? A plantação está muito perto da poluição de cidades ou estradas? Como se combatem as pragas?
- A Aloe precisa ser cultivada em um ambiente limpo para poder desenvolver suas características benéficas ao nosso organismo. Se o ambiente é demasiado impróprio (toxinas), ela perde a força se defendendo deste ambiente.
- Qual o controle de qualidade que se pratica? Existe fornecedor único ou são várias plantações diferentes que vendem para o fabricante? Que idade têm as plantas de onde são tiradas as folhas? O amadurecimento (ponto biológico) é fundamental para se ter um produto eficaz!
Outro fator importante é a DISTÂNCIA que se tem entre as plantações e o local onde a ALOE é industrializada. Como ela se oxida muito rápido, a distância, o modo como é colhida, o ambiente da fábrica, o maquinário e a maneira como é processada e estabilizada, contribuem para a perda de ingredientes de valor inestimável para o corpo.
Qual o órgão que controla ou atesta a qualidade do produto? Possui o selo do IASC (Conselho Científico Internacional da Aloe), que é atualizado anualmente e que comprova, tanto a procedência como a qualidade do produto? Tem aprovação de entidades extremamente rigorosas no quesito QUALIDADE, tais como KOSHER (judeu) e ISLAMIC SEAL (muçulmana)?
Todos esses quesitos, relativos à procedência da Aloe, são importantes para se ter a certeza de que o suplemento nutricional foi feito de uma planta adequada e sem perder suas propriedades.
- Aloe Vera - uma planta milagrosa - Equipe de Investigações Nova Era.
- Aloe Vera - Natureza e Bem Estar - Equipe de Investigações Nova Era
- Aloe Vera - A planta de propriedades milagrosas - Alasdair Barcroft
- The Essencial Aloe Vera - Dr. Peter Atherton
- The Health and Medical Use of Aloe Vera - Dr. Lawrwnce Plaskett
- Le Docteur Vert - Robert Dehin.
Ei, Marco, faça uma chamada no su Blog, sobre o meu trabalho, POR GENTILEZA:
ResponderExcluir"EFICÁCIA DA BABOSA - EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS & TERAPÊUTICAS"
DISPONÍVEL NA LOJA VIRTUAL: http://www.eficaciadababosa.com.br/
Valeu?